Como todo bom assunto sobre medicação, você sempre deve consultar seu médico na hora de tratar alguma doença física e até mesmo mudar certos comportamentos.
Os efeitos negativos de medicamentos benzodiazepínicos podem ser devastadores quando não se tem acompanhamento médico adequado.
Nossa centro de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras Grupo Novo Recomeço vai tocar nesse assunto hoje em mais uma matéria sobre o uso descontrolado das drogas.
Para que serve o uso de medicamentos benzodiazepínicos?
Drogas depressivas desaceleram o sistema nervoso central. Por isso, devido às suas propriedades hipnótico-sedativo-ansiolíticas, são utilizados para o alívio da ansiedade e da insônia. Além disso, muitos desses medicamentos benzodiazepínicos e os chamados tranquilizantes também são usados como relaxantes musculares ou para aliviar espasmos musculares.
Outros usos extensivos dessas drogas são enquadrados no tratamento de alguns sintomas de abstinência do álcool, no tratamento do pânico ou de certas convulsões, como a epilepsia.
Os benzodiazepínicos, por serem medicamentos fáceis de usar, agem rapidamente e são mais seguros do que os barbitúricos, por isso eles os substituíram e são o medicamento preferido para a maioria dos transtornos de ansiedade.
Nesse sentido, o consumidor e seu ambiente devem saber que o uso prolongado de benzodiazepínicos tem efeitos negativos sobre a memória, concentração, padrão de sono, humor e agilidade mental, entre outros, e recentemente foi associado a uso prolongado com o desenvolvimento de alguns tipos de demência.
É comum que ao tomar benzodiazepínicos você não esteja totalmente ciente de que está sofrendo esses efeitos negativos, mas se iniciar um processo de abstinência, verá como depois de um tempo começará a recuperar progressivamente aquelas funções que foram alteradas, o que o fará se sentir melhor e também Isso o motivará a continuar no processo até o abandono total do consumo.
Portanto, se você usa benzodiazepínicos há meses e sem supervisão médica, recomendamos que pare de usá-los, pois sem dúvida melhorará sua saúde e bem-estar.
Consulte sempre um médico para que conduza a continuidade ou não do tratamento.
Abuso do uso de medicamentos benzodiazepínicos
O fato de sua receita ser tão difundida e de fácil obtenção fez com que benzodiazepínicos e tranquilizantes entrassem no cenário do consumo de drogas.
Os benzodiazepínicos, nesse contexto, são consumidos ilicitamente e em altas doses por um grande número de poliadictos em todo o mundo, desencadeando efeitos novos e perigosos que não eram imaginados quando os benzodiazepínicos foram introduzidos na medicina há cinquenta anos, como uma panacéia.
Lista de alguns medicamentos benzodiazepínicos
Aqui está uma lista de alguns dos principais medicamentos
- Lorazepam
- Clordiazepóxido
- Temazepam
- AlprazolamFrontal e Xanax
- Diazepam
- Clonazepam Rivotril
- Prazepam
- Flumazenil
Esses e outros remédios ingeridos de forma errada podem trazer prejuízo a sua saúde gerado de efeitos negativos de medicamentos benzodiazepínicos.
Dependência química
A dependência química não está relacionada apenas com as drogas como, maconha, crack, cocaína ou bebida alcoólica.
Também possui relação com a prática do uso de remédios de forma descontrolada causando vício pelo resultado gerado da medicação.
Muitas pessoas se acostumaram a usar remédios para dormir, para stress ou depressão por exemplo.
Por esse motivo, desenvolvemos um tratamento para dependentes químicos em nossa clínica de recuperação específico para cuidar de você, entre em contato agora mesmo e fale com nossa equipe.