Muitas pessoas que enfrentam o alcoolismo ou mesmo suas famílias se perguntam qual médico procurar para parar de beber, já que é uma doença crônica e precisa ser tratada como tal.
Embora o tratamento para alcoolismo envolva várias especialidades médicas, o primeiro passo é o indivíduo reconhecer que precisa de ajuda para se livrar do vício.
Saiba que existem especialistas em alcoolismo, o que permite um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado.
Seja você que está enfrentando esse problema ou conhece alguém, veja qual profissional procurar, como é feito o diagnóstico e o tratamento.
Qual médico procurar para parar de beber?
Uma dúvida muito comum é sobre qual médico procurar para parar de beber, e recomenda-se procurar um psicólogo ou um psiquiatra, o qual vai avaliar o paciente e as opções de tratamento.
Dependendo do caso, especialmente quando há uma dependência alcóolica, a internação em uma clínica de recuperação é a melhor solução.
Vale lembrar que o alcoolismo se caracteriza por uma vontade incontrolável de beber, além da falta de controle ao tentar parar de beber.
Isso se deve em razão da tolerância, onde a pessoa consome cada vez mais para obter os mesmos efeitos.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do alcoolismo é baseado na incapacidade de o indivíduo parar de beber, e na avaliação de determinados critérios:
- Maior tolerância ao álcool: a pessoa tem a necessidade de beber sempre mais para obter os mesmos efeitos;
- Sintomas de abstinência: ansiedade, irritabilidade, tremores, palpitações quando a pessoa diminui ou para de beber;
- Consumo persistente apesar de problemas ligados à ingestão de álcool;
- Tudo gira em torno do álcool, inclusive perde o interesse por outras fontes de prazer;
- Impossibilidade de controlar a ingestão, em termos de começar a beber, parar e da quantidade. O dependente usa cada vez mais e por períodos mais longos e não consegue parar, mesmo se tem vontade;
- Desejo compulsivo e irresistível de continuar bebendo.
Enfim, o médico habilitado em alcoolismo vai levar em conta todos esses critérios para diagnosticar a doença e então propor o tratamento.
Tratamento para parar de beber como funciona?
Sabendo agora qual médico procurar para parar de beber, como funciona o tratamento?
Assim como o tratamento para dependentes químicos, o tratamento para parar de beber envolve uma abordagem multidisciplinar: clínico geral, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros, nutricionista, enfim, uma equipe para dar todo o suporte necessário.
A primeira etapa do tratamento consiste na desintoxicação, que é a retirada da bebida, que deve ser feita sob supervisão profissional, por conta dos sintomas de abstinência.
Geralmente, são administrados medicamentos para ajudar a controlar a vontade de beber juntamente com psicoterapia individual ou em grupo.
Os grupos de apoio são muito eficazes, pois através dos compartilhamentos de experiências, acaba ajudando a uma maior consciência da doença.
Além disso, a família tem um papel fundamental ao longo de todo esse processo, uma vez que o alcoolismo não impacta apenas o dependente em si, mas todos que estão à sua volta.