Grupo novo recomeço

CONSTRUINDO SONHOS

Quais são as causas e sintomas da depressão?

Entenda os sinais e sintomas da depressão (1)

Todo mundo se sente triste de vez em quando, mas na maioria das vezes dura apenas alguns dias e desaparece por conta própria. A depressão é diferente. Isso atrapalha sua vida diária e torna mais difícil fazer as coisas que você ama. Você precisará de tratamento para melhorar.

Certamente o problema da depressão é um dos causadores da busca da pessoa pela droga. A depressão pode ser considerada como uma causa inicial da dependência química.

Saiba mais sobre a dependência química e alcoólica em nossa clínica de recuperação para dependência química e alcoolismo Grupo Novo Recomeço.

Sintomas da depressão

Existem muitos sinais de depressão, mas você pode não ter todos eles. O quão intensos eles são, e quanto tempo eles duram, são diferentes de pessoa para pessoa.

Algumas das maneiras que você pode sentir são:

Triste, vazio ou ansioso

Isso continuará com o tempo, sem melhorar ou desaparecer.

Desamparado, sem valor ou culpado

Você pode se sentir mal consigo mesmo ou com sua vida, ou pensar muito sobre perdas ou fracassos.

Desesperado

Você pode ser pessimista ou acreditar que nada de bom jamais acontecerá. Você pode até pensar em suicídio.

Irritável

Você pode ficar inquieto ou mais irritado do que o normal.

Menos interesse pelas atividades . Os passatempos ou jogos de que costuma gostar podem não lhe agradar. Você pode ter pouco ou nenhum desejo de comer ou fazer sexo.

Menos enérgico

Você pode se sentir extremamente cansado ou pensar mais devagar. As rotinas e tarefas diárias podem parecer muito difíceis de gerenciar.

Problemas de concentração

Pode ser difícil se concentrar. Coisas simples como ler um jornal ou assistir TV podem ser difíceis. Você pode ter problemas para se lembrar dos detalhes. Pode parecer opressor tomar uma decisão, seja ela grande ou pequena.

Mudanças na maneira como você dorme . Você pode acordar muito cedo ou ter problemas para adormecer. O oposto também pode acontecer. Você pode dormir muito mais do que o normal.

Mudanças no apetite

Você pode comer demais ou não sentir fome. A depressão geralmente leva ao ganho ou perda de peso.

Dores e sofrimentos

Você pode ter dores de cabeça , cólicas, dor de estômago ou problemas digestivos.

Causas da depressão

Os especialistas acreditam que a depressão se deve a uma combinação de coisas:

Estrutura do cérebro

A maneira como certas vias nervosas ou circuitos em seu cérebro enviam informações pode não funcionar corretamente. As varreduras mostram que as partes do cérebro envolvidas no humor, pensamento, sono, apetite e comportamento parecem diferentes quando você está deprimido, mas os cientistas não sabem ao certo por quê.

Genes

Os cientistas estão estudando certos genes que podem torná-lo mais provável de obtê-lo. Mas mesmo que os tenha, você não pode ficar deprimido. E a depressão pode acontecer em algumas pessoas, mesmo quando elas não têm essa composição genética.

A depressão pode ocorrer em famílias, mas isso não significa que você desenvolverá depressão apenas porque alguém com quem você é parente a tem. E você pode ter a condição, mesmo que ninguém mais em sua família a tenha.

Eventos de vida

Algo perturbador que acontece com você pode causar depressão. Pode ser a perda de alguém próximo a você, um relacionamento difícil ou uma situação estressante. Outras coisas, como suas finanças, onde você mora e se você é casado ou não, também podem ter um impacto. Mas lembre-se de que não precisa haver um “motivo” para sua depressão. Às vezes, isso acontece sem uma causa óbvia.

Problemas da infância

Pessoas que tiveram experiências perturbadoras na infância têm maior probabilidade de sofrer de depressão. Pode ser de alterações cerebrais causadas por trauma em uma idade jovem.

Outras condições

Abuso de drogas ou álcool, doença, dor a longo prazo , ansiedade , problemas de sono e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade também podem estar relacionados à depressão.

Se você acha que está ficando deprimido, não tente resistir. Consulte seu médico. Muitos tratamentos podem ajudar, incluindo antidepressivos e psicoterapia.

E certifique-se de obter o apoio de que precisa da família, amigos e grupos de apoio.

Conheça nossos tratamentos para dependência química e tratamento para alcoolismo ligando agora mesmo para nossos especialistas de plantão.