Abordar quais os problemas sociais que a droga provoca é um assunto um tanto complexo, pois envolve uma série de fatores, como a personalidade de cada pessoa, o tipo de droga, o tempo de uso…
Na verdade, com o crescente aumento de usuários de drogas, isso se tornou um problema social, que merece uma atenção especial das autoridades públicas.
É normal você ouvir notícias sobre pessoas que se envolvem em assaltos e crimes por ser a única maneira de alimentar seus vícios, e sem falar no tráfico de drogas.
Paralelamente, não são todos que têm acesso à clínica de recuperação, o que agrava a situação.
Entenda, a seguir, as consequências sociais provocadas pelo uso de drogas, e quais as alternativas para minimizar esses problemas.
O que leva uma pessoa a usar drogas?
Antes de entender quais os problemas sociais que a droga provoca, vale a pena ter uma visão geral sobre os motivos pelos quais uma pessoa começa a se drogar.
O principal objetivo é encontrar prazer e bem-estar, assim como para fugir de um problema ou aliviar uma dor.
Às vezes, até situações de pobreza fazem com que as pessoas recorram às drogas, e por isso, vemos tantos casos em classes menos favorecidas, sem acesso aos cuidados básicos, educação, etc.
Além da pobreza, outros fatores como abuso e violência dos pais, também podem servir de gatilho, onde a droga seria como uma espécie de refúgio.
Infelizmente, a própria sociedade continua associando os drogados à marginalidade e falta de caráter, e já está provado que dependência é uma doença, e enquanto tal, necessita de tratamento para dependência química.
Quais os problemas sociais que a droga provoca?
Antes de mais nada, não são todas as famílias que têm acesso às informações sobre drogas, e quando se dão conta, a dependência já está instalada e mais complicada de ser tratada, mas não impossível.
Quando se trata sobre quais os problemas sociais que a droga provoca, seus efeitos são em todas as esferas da vida da pessoa: relação com a família e amigos, na escola, no trabalho.
Dessa forma, a dependência acaba impactando todo o meio social no qual o usuário está inserido.
Por isso, é essencial que todos à sua volta estejam atentos a mudanças de comportamentos e hábitos, por exemplo, se for o álcool, ao iniciar um tratamento para alcoolismo o quanto antes, mais cedo a pessoa poderá voltar a ter a sua vida.
O que fazer para diminuir as consequências sociais das drogas?
Quando se tem uma noção clara sobre quais os problemas sociais que a droga provoca, talvez seja um desafio encontrar uma solução.
No Brasil, assim como em outros países, o aumento da criminalidade tem uma relação direta com o aumento do número de usuários de drogas, pois a única maneira de alimentar seu vício é cometendo crimes e assaltos.
Daí a importância de campanhas em escolas e mídias de comunicação para conscientizar os malefícios das drogas, sendo uma estratégia que pode ajudar muito a reduzir o avanço de drogas.