Muitos não entendem muito bem porque o dependente químico mente, e isso pode ter diversos motivos.
Seja porque ele mesmo não admite que é dependente, por vergonha, e até mesmo minta para conseguir dinheiro, e talvez por isso que crie uma mentira sobre a dependência.
Geralmente, quando um paciente chega até uma clínica de recuperação, ele já criou mentiras e pior, acredita em todas elas.
Vamos mostrar aqui o que tem por trás das mentiras de um dependente químico, e assim fica mais fácil entender o que está acontecendo e buscar ajuda para o quadro não se agravar.
Por que o dependente químico mente?
As razões pelas quais um dependente químico mente são diversas, desde para justificar a falta no trabalho ou deixar de cumprir uma tarefa, até mesmo de onde estava.
Existem casos onde a mentira do dependente químico está relacionada à dinheiro, inventando desculpas para conseguir dinheiro para comprar a droga.
Só que, com o tempo, as mentiras se tornam cada vez mais frequentes, mentindo não apenas para os familiares, mas também para amigos.
Por isso que é importante estar sempre atento, principalmente quem convive diariamente com ele, para tentar identificar quando o dependente químico está mentindo.
Quais são outros sinais de uma dependência química?
Por que é importante saber quais os sinais de uma dependência química?
Basicamente, é para ajudar e buscar suporte caso seja necessário.
Além da mentira do dependente químico, vale a pena observar os seguintes sinais, pois indicam uma dependência química:
- Isolamento e evita qualquer diálogo;
- O dependente químico mente com quem estava;
- Agressividade, especialmente durante a abstinência;
- Deixar de ter simples cuidados, por exemplo, não tomar banho;
- Falta de apetite e perda de peso;
- Insônia.
Pode chegar a um ponto que pode ficar dias e dias sem aparecer em casa, e quando está “sóbrio” fica com vergonha pelo que fez e não pede ajuda.
Agora, existem situações onde a mentira do dependente químico pode fazer com que ele cometa pequenos furtos, sempre com o objetivo de conseguir dinheiro para sustentar seu vício.
É comum um paciente que está em tratameto para dependência química apresente todos esses sinais listados acima, onde a melhor medida é a internação.
Isso tanto para protegê-lo de danos maiores quanto pela segurança dos que estão à sua volta.
O que fazer quando um dependente químico mente?
Se você perceber que um dependente químico mente, o primeiro passo é tentar conversar, de forma a trazê-lo para a realidade, pois muitas vezes ele nem tem consciência do que está acontecendo.
No entanto, as mentiras do dependente químico são tão frequentes que ele mesmo as considera como reais.
Ele vai dar mil desculpas e dificilmente admite que é um viciado, e cabe a quem está por perto buscar ajuda.
Isso é o que acontece ao buscar tratamento para alcoolismo, uma vez que a pessoa por si só não alcançou a gravidade do problema.
Todos devem ter em mente que a dependência química é uma doença, e é preciso agir o quanto antes, inclusive para preservar a sua vida.