Grupo novo recomeço

CONSTRUINDO SONHOS

O que o álcool faz com você

O uso excessivo de álcool pode resultar em vários problemas graves de saúde (veja abaixo uma lista de problemas mais frequentes), problemas mentais (depressão e condições psicóticas), além de problemas sociais. Dificuldades na escola, trabalho, família, amigos e lei são comuns em pessoas que bebem.

Algumas maneiras pelas quais o álcool afeta sua saúde física:

Olhos

Isso ocorre porque a ingestão de álcool causa uma deficiência de vitamina B1 e zinco.

Coração

Cardiomiopatia (inflamação do músculo cardíaco) é comum em usuários de álcool. Sintomas de dor no peito, palpitações, tosse, fadiga e dificuldades respiratórias. O álcool também está ligado a casos que, em casos mais graves, levam à parada cardíaca.

Cólon / Intestino Grosso

O câncer de cólon ou intestino grosso tem sido associado ao consumo de cerveja – um estudo recente que indica que o consumo de apenas dois copos reduz ou encerra qualquer efeito positivo de uma dieta correta.

Intestino delgado

Altas quantidades de álcool podem causar danos hemorrágicos na parede do intestino delgado, afetando as contrações intestinais, causando diarréia.
Baixos níveis de ferro, zinco, vitamina E e algumas vitaminas do complexo B são comuns em bebedores pesados ​​e têm sido associados a alguns tipos de câncer. Em relação aos níveis de vitamina A, acredita-se que tenha propriedades contra alguns tipos de câncer, mas são reduzidos no fígado e no estômago de bebedores pesados.

Vias aéreas

Ronco é comum depois de beber álcool à noite. Isto é devido aos efeitos relaxantes do álcool nos músculos da faringe.

Órgãos sexuais

O álcool causa uma rápida divisão das células reprodutivas e aumenta os níveis de acidez nesses tecidos, o que pode afetar a fertilidade.

Imunidade

O álcool tem sido associado à supressão do sistema imunológico ou torna o usuário crônico mais suscetível a várias doenças infecciosas e, tecnicamente, ao câncer.

Boca

Aproximadamente 50% dos indivíduos com câncer de boca, faringe (amígdala) e laringe (voz) estão associados ao consumo excessivo de álcool. Se o indivíduo bebe e fuma, o risco de câncer aumenta dramaticamente.

Fígado

O fígado é responsável pela remoção de 95% do álcool ingerido. Para indivíduos que consomem 5 doses de bebidas alcoólicas por dia, o risco de cirrose hepática é 5 vezes maior do que aqueles que não bebem.