Você já ouviu em algum lugar que o uso de drogas é um ato perigoso que coloca sua saúde em risco. Mas o que são drogas? As substâncias proibidas só podem ser chamadas de “drogas”? Voltaremos a isto mais tarde e veremos por que devemos evitá-los.
As drogas podem ser definidas como substâncias que alteram certas funções normais de nosso corpo. Embora muitas pessoas afirmem que apenas substâncias proibidas, como maconha e cocaína, são drogas, isto não é verdade. Cigarros e bebidas alcoólicas também são considerados drogas porque afetam nosso sistema nervoso. Até mesmo drogas podem ser chamadas de drogas.
Cada droga afeta o corpo de forma diferente, algumas podem ajudar, mas outras podem causar novos problemas. A grande maioria das drogas, e mesmo algumas drogas, pode causar um problema chamado vício.
O vício é um problema sério porque uma pessoa não pode ficar sem uma determinada droga por muito tempo. A necessidade de usar a substância pode fazer com que o viciado se torne agressivo e não faça nenhum esforço para usar o produto. Há relatos de que as pessoas se dão a tanto trabalho para matar e roubar para comprar a droga que tanto desejam.
Diz-se que as drogas proibidas são ilegais, enquanto que as drogas que podem ser comercializadas são consideradas legais. Os primeiros são geralmente responsáveis por problemas mais graves e, portanto, não são vendidos livremente em muitos países.
Em geral, as drogas ilegais influenciam o julgamento do usuário e podem causar sérios problemas psicológicos e emocionais. Embora causem euforia e felicidade no início, muitas pessoas relatam ter depressão, ansiedade, agitação, confusão mental e pânico após o uso.
Além dos efeitos mencionados acima, drogas que são fumadas, tais como cigarros e maconha, podem causar câncer de pulmão e doenças respiratórias. A cocaína, por exemplo, tem sido associada a problemas como convulsões e parada cardíaca. O uso desta substância muitas vezes leva a muitas mortes.
Os jovens geralmente experimentam drogas ilegais, álcool e cigarros sob pressão de amigos. Às vezes isso se torna uma condição para pertencer a um determinado grupo, fazendo com que muitas pessoas cedam à pressão. É importante que todos saibam, especialmente crianças e adolescentes, que a opção de não usar drogas não torna você menos legal ou menos divertido, mas uma pessoa com uma opinião e uma pessoa que se preocupa com sua saúde. Portanto, não ceda à pressão de seus amigos!
Além disso, o uso de drogas é comum entre as pessoas deprimidas que passam por um período infeliz em suas vidas. Embora isto pareça uma fuga dos problemas, é importante ressaltar que uma vez que o efeito da droga diminua, o problema permanecerá lá e precisa ser resolvido.
ADVERTÊNCIA: Como se diz no texto, os medicamentos também são considerados medicamentos. Seu uso deve, portanto, estar de acordo com as recomendações médicas. O uso excessivo de drogas pode levar à morte.