Grupo novo recomeço

CONSTRUINDO SONHOS

Como Superar o Vício?

Como superar o Vicio

Se você está tentando superar o vício, é fundamental lembrar que o vício em drogas ou álcool não é uma falha de caráter, exaustão ou falha moral; os transtornos de uso de substâncias  são condições psicológicas crônicas de saúde caracterizadas por uma incapacidade de manter o controle sobre o uso de drogas ou álcool.

Embora a escolha de usar drogas ou álcool pela primeira vez seja frequentemente voluntária, o uso problemático repetido pode ser acompanhado por mudanças no cérebro que, em última instância, dificultam bastante a parada do uso da substância por várias pessoas.

O combate ao vício não é uma questão de força de vontade, mas de reconhecer um problema e buscar ajuda.

Assim como cada indivíduo é único, a maneira de se recuperar do vício deve ser única e adaptada às suas necessidades específicas, a fim de ser ótima.

Se você quer saber como curar dos inconvenientes do abuso de substâncias e das condições psicológicas de saúde co-ocorrentes, tais como depressão ou ansiedade, você deve entender que a recuperação pode levar tempo e persistência, mas a recuperação vale bem o esforço.

Retomar o controle de sua história e começar o caminho da recuperação é uma das melhores coisas que você pode fazer para sua saúde e conforto em geral.

Se você optou por se recuperar dos inconvenientes do abuso de substâncias, preparamos vários procedimentos e dicas para auxiliá-lo em sua escolha.

Você não deveria ter que lutar sozinho contra o vício. Se você supõe que você ou um ente querido pode estar lutando contra o vício, deixe-nos ouvir sua história e ajudá-lo a decidir um caminho para o procedimento.

Como superar o vício e deixar as drogas?

Algumas drogas são altamente viciantes devido à forma como mudam a maneira como o cérebro funciona. Por exemplo, muitas drogas têm o potencial de causar mudanças na forma como o cérebro transmite mensagens através de um processo conhecido como neurotransmissão.

A atividade de um determinado neurotransmissor, conhecido como dopamina, é aumentada em associação com vários tipos de uso de substâncias. Um aumento na atividade de dopamina relacionada a drogas pode ter efeitos reforçadores, tornando mais provável o uso compulsivo de drogas.

O combate ao vício não é uma questão de vontade ou desejo, mas de reconhecer um problema e buscar ajuda.

Muitas das drogas mais comuns de abuso têm um efeito sobre a atividade dopaminérgica nos centros de recompensa do cérebro. Pensa-se que a neurotransmissão da dopamina está subjacente aos sentimentos de motivação, prazer e recompensa, e que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do vício.

Indivíduos em processo de dependência em uma sessão de terapia de grupo

Os indivíduos geralmente liberam dopamina em resposta ao desempenho de ocupações agradáveis, tais como ingestão ou sexo. Entretanto, muitas drogas causam um aumento na atividade dopaminérgica, o que pode levar a uma euforia gratificante e, em última análise, encoraja o usuário de drogas a repetir a experiência.

É por isso que muitas drogas são chamadas drogas de “reforço” e uma das razões pelas quais o vício em drogas pode ser tão difícil de se recuperar.

Entretanto, a dopamina não é o único elemento envolvido no vício; a forma como as drogas estão afetando o cérebro representa um fenômeno complexo que depende de vários componentes.

Estudos de imagem mostraram que certos tipos de dependência estão provavelmente associados à redução da atividade no córtex frontal, que é a parte do cérebro que ajuda a fazer escolhas.

Isto significa essencialmente que deixar várias drogas pode não ser apenas uma questão de fazer a escolha de parar, mesmo quando as consequências do abuso de drogas são conhecidas e os efeitos negativos são sentidos.

Embora possa ser um desafio, as vantagens de superar o vício superam de longe qualquer benefício percebido do uso continuado de substâncias.

O abandono de drogas ou álcool pode contribuir para melhorar sua saúde psicológica e física, minimizar o perigo de patologias crônicas, permitir que você repare suas interações e seu histórico familiar, ajudá-lo a prevenir outras consequências negativas no trabalho ou na escola, aumentar seus níveis de energia, melhorar sua aparência e ajudá-lo a economizar dinheiro.

O abandono de drogas e a obtenção de ajuda profissional para o abuso de substâncias também podem ajudá-lo a superar os efeitos negativos do abuso de substâncias.