Milhares de pessoas querem saber como se livrar de um vício, principalmente quando isso está afetando sua saúde física e psíquica.
Não é um caminho fácil, porém, possível!
Isso pode ser comprovado em pessoas que passam por tratamento para dependência química, pois conseguem superar o vício de uma maneira bastante satisfatória.
Se você está lutando para abandonar o vício ou conhece alguém, vamos mostrar aqui o que fazer.
Como se livrar de um vício?
Quando o assunto é saber como se livrar de um vício, tenha em mente que não é de uma hora para outra, uma vez que muitos fatores estão envolvidos.
O que todos sabem é que quanto antes conseguir abandonar o vício, melhor para a saúde não só do dependente, mas vai ter um reflexo positivo na vida de todos os que estão por perto.
A questão aqui é que muitos acreditam que é possível superar o vício sozinho, mas na maioria dos casos será necessária a ajuda de um profissional.
É claro que cada caso é um caso, assim como o nível de dependência e a pessoa reconhecer de fato que é um viciado.
Talvez até consiga parar o vício sozinho, no entanto, é mais raro de acontecer.
Qual é o efeito do vício no cérebro?
O uso de drogas, cigarro, álcool ou outras substâncias tem um efeito direto no cérebro, pois agem no sistema de recompensa, e talvez por isso seja tão difícil se livrar de um vício.
Isso acontece em razão da liberação de dopamina, que está diretamente ligada à sensação de prazer e bem-estar.
Dessa forma, a pessoa que é dependente vai querer consumir mais e mais, e ao perder o controle, não conseguem vencer o vício.
Vale lembrar também que algumas drogas provocam euforia, o que faz com que alguns se tornem viciados.
Por exemplo, quem está sob tratamento para alcoolismo, recorria ao álcool pela sensação de prazer, mas que após passado o efeito, caía em um estado depressivo.
Como abandonar um vício?
Existem maneiras eficazes que podem ajudar uma pessoa a se livrar de um vício, inclusive alguns métodos são usados em uma clínica de recuperação.
Separamos aqui algumas dicas:
- Apoio da família e amigos: isso é fundamental para que o dependente se sinta acolhido, o que tem resultados bastante positivos na sua recuperação;
- Largar o vício de uma vez: ainda existe a ideia que é melhor ir parando aos poucos, mas isso é um erro, especialmente pelo maior risco de recaída;
- Fazer atividades físicas: é preciso encontrar formas de substituir o prazer proporcionado pelas drogas, e praticar exercícios físicos ajuda muito;
- Evitar determinados lugares: é importante não frequentar lugares onde há o consumo de drogas, principalmente por quem está tentando abandonar o vício;
- Buscar adotar hábitos mais saudáveis: além dos exercícios, é super importante manter uma dieta equilibrada;
- Se dedicar a um hobby: a ideia aqui é manter a mente ocupada, de forma que a pessoa se esqueça da droga.
Com todas essas dicas, o caminho para vencer o vício será muito mais fácil!