Uma das maiores preocupações dos pais são as drogas na adolescência, uma vez que o uso de drogas e álcool está começando cada vez mais cedo.
Vale lembrar que a adolescência é marcada por várias mudanças, tanto físicas quanto emocionais, e é uma fase de curiosidade, o que pode levar o adolescente a experimentar drogas.
Saiba que muitas pessoas que estão em tratamento para dependência alcoólica começaram a usar o álcool na adolescência.
Por isso é importante que todos os que estejam próximos estejam atentos, e ao menor sinal de consumo de drogas pelos jovens, buscar ajuda.
Drogas na adolescência: por que os adolescentes são mais vulneráveis?
O aumento do uso de drogas na adolescência levou vários pesquisadores a estudar por que os adolescentes são mais vulneráveis.
Então, é na adolescência que o cérebro passa por fases chave de seu desenvolvimento para estar pronto para a vida adulta.
E a experimentação de drogas na adolescência se dá exatamente no momento onde o cérebro está mais vulnerável a seus efeitos tóxicos, se comparado ao cérebro de um adulto.
Além disso, o uso de drogas por adolescentes multiplica o risco de se tornar dependentes, em relação a um início mais tardio.
Um outro ponto é que a adolescência é uma fase onde o jovem é atraído a experimentar comportamentos mais arriscados, entre eles, o consumo de substâncias psicoativas.
Quais são as causas do uso de drogas nos adolescentes?
A adolescência, por si só, é um período de vulnerabilidade, e ainda não se sabe muito bem porque um adolescente usa uma droga ou outra.
Em uma clínica de recuperação, por exemplo, vários adolescentes são atendidos e explicam o porquê resolveram usar drogas:
- Para se divertir ou relaxar, se sentir bem com os outros, principalmente em festas;
- Viver uma experiência diferente;
- Para enfrentar uma situação difícil;
- Pertencer a um grupo;
- Melhorar o desempenho.
Como você viu, são muitos fatores envolvidos quando se trata de drogas na adolescência, e os pais devem ficar sempre atentos à mudanças de comportamento.
Conheça as consequências na saúde
O consumo de drogas entre os adolescentes causa prejuízos a curto e longo prazos.
A curto prazo, os principais efeitos são as violências, tanto como vítima quanto autor, relações sexuais sem proteção ou indesejadas, acidentes de automóvel e lesões causadas por quedas.
Já a longo prazo, o consumo de drogas na adolescência pode causar danos irreversíveis no desenvolvimento do cérebro.
Por exemplo, o álcool pode causar depressão, hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.
O uso de substâncias na adolescência, como cigarro, maconha e álcool aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, doenças pulmonares e cardíacos.
Quais as soluções para combater as drogas na adolescência?
O primeiro passo é sempre manter o diálogo aberto com o adolescente, saber como foi seu dia, como ele vai…
Lembrando que o uso de uma substância psicoativa não deve ser um tabu, e sempre mostrar todos os riscos que o uso de drogas na adolescência podem causar.
O adolescente devem sentir confiança em seus pais, e é função dos pais lembrá-lo que estão sempre ali para o que precisarem.
No entanto, vale a pena buscar a orientação de um profissional habilitado para dar todo o suporte nesse momento, além de auxiliar como agir com o adolescente.