Muitos se perguntam sobre bipolaridade causada pela droga, ou seja, um transtorno bipolar desencadeado pelo uso de substâncias ou álcool.
Em primeiro lugar, um transtorno bipolar é uma doença mental definida por alterações de humor extremas, que vão da depressão à mania, passando de uma para outra rapidamente e sem aviso prévio.
E qual seria a relação com o uso de drogas ou álcool?
Estudos mostram que as pessoas com bipolaridade são mais suscetíveis de se tornarem dependentes, e quando antes de der início ao tratamento para dependência química, melhores os resultados.
Portanto, para você entender como funciona todo esse processo, assim como os fatores de risco, vamos explicar tudo aqui!
Bipolaridade causada pela droga o que é?
Para explicar a bipolaridade causada pela droga, saiba que está fortemente ligada ao abuso de substâncias, sendo que essas condições são muitas vezes presentes simultâneamente.
Geralmente, as pessoas com transtorno bipolar utilizam as drogas ou álcool para se automedicar, em uma tentativa de se sentirem melhor.
A utilização das substâncias dessa maneira pode causar uma tolerância e uma dependência, já que doses crescentes da substância são necessárias para aliviar os sintomas bipolares.
Trata-se de um círculo vicioso, porque o desespero, a ansiedade, a depressão e o isolamento social são associados aos dois problemas.
Portanto, existem casos onde o consumo de drogas ou álcool faz aparecer os sintomas do transtorno bipolar.
O que é transtorno bipolar?
Como já foi dito, o transtorno bipolar caracteriza-se por alterações extremas de humor, que vão da mania à depressão.
Em uma fase maníaca, a energia elevada e os pensamentos rápidos podem conduzir a um comportamento de risco e um julgamento errado.
Os sintomas da bipolaridade causada pela droga não se limitam apenas ao humor, porque o transtorno afeta também o sono, o apetite, a memória e a autoestima.
Além disso, para algumas pessoas, a fase depressiva é mais evidente, enquanto que a mania pode ser mais sutil e difícil de reconhecer.
Quais drogas podem causar a bipolaridade?
Algumas drogas podem desencadear os sintomas da bipolaridade. Por exemplo, a cocaína pode provocar os sintomas da fase maníaca, porém, um consumo excessivo pode, às vezes, causar psicose seguida de uma grave depressão.
De outra parte, o álcool, a maconha e a heroína, que são depressores, podem imitar a fase depressiva do transtorno bipolar.
Às vezes, é difícil distinguir os sintomas do abuso de álcool ou drogas daqueles da bipolaridade.
O tratamento para alcoolismo ou de drogas leva mais tempo quando os dois problemas estão presentes, mas é essencial buscar ajuda o quanto antes.
Transtorno bipolar causado pela droga qual o tratamento?
Quando a dependência química e um transtorno mental, como o diagnóstico bipolar, acontecem ao mesmo tempo, falamos de doença concomitante.
O tratamento em uma clínica de recuperação é mais complexo para os profissionais, já que é difícil saber o que veio primeiro, se é a bipolaridade causada pela droga ou a droga que levou ao transtorno bipolar.
Vale destacar que ambos os problemas só melhoram com um tratamento de qualidade e adaptado, capaz de promover uma vida emocional mais estável.
Um tratamento eficaz compreende uma avaliação aprofundada dos desequilíbrios bioquímicos e carências nutricionais.
Uma alimentação apropriada combinada com vitaminas, minerais e aminoácidos ajudam a restabelecer um equilíbrio saudável.
Saiba que o restabelecimento bioquímico é um dos fatores chave do sucesso das intervenções psicoterápicas, que tratam e atenuam as duas doenças: a dependência e o transtorno bipolar.